Eu tive muitos problemas para lidar com minha orientação sexual em meio a doutrina que sempre ouvi e aprendi na “igreja” conservadora, mas isto não é novidade para nenhum LGBTQIA+ criado na igreja evangélica brasileira. Compartilho, então, meu testemunho e relato com todos a fim de que alguns possam ser tocados.
Eu me descobri gay aos 8 anos de idade mais ou menos e levei uma surra bem grande do meu pai, no mesmo dia, devido a manifestação de minha "viadagem precoce". Talvez por isso tenha me marcado e recorde dos fatos. Para evitar este tipo de reação, criei um escudo de proteção que fazia com que eu transparecesse aos outros e à igreja algo que não era.
Minha adolescência foi marcada pela tensão entre minha fé e a doutrina da "igreja" (e a própria igreja), silenciosa e taciturna. Um conflito que levou a uma bifurcação: 1. a doutrina da igreja estava certa e eu era um pecador que precisava de arrependimento; 2. a doutrina da igreja estava equivocada.
Como um bom cristão batista, acreditei no primeiro e iniciei meu processo de cura espiritual, eu orei e clamei por longos anos pedindo a libertação do meu pecado, mas em nenhum tempo consegui e dei o meu melhor, acredite. E vendo de hoje fiz mais do que isso! Em algum momento após anos sem respostas, olhei para os héteros que estavam vivendo sua vida e me peguei me matando internamente pelos conflitos criados.
Então, resolvi mudar minhas orações de me livrar da "baitolagem" para que Deus me mostrasse a verdade a respeito do que eu estava vivendo. Eu tinha me preservado de ter contato com homens de qualquer natureza, até amizades mais próximas eu não tinha justamente por isso, para diminuir a tentação. Como escolhi o caminho 1, cheguei em outra encruzilhada, daí porque mudei minhas orações, na qual tive que refletir se Deus realmente queria que eu deixasse minha "viadagem". Se Deus assim o queria, porque não o fazia? Meu coração era sincero diante dele, eu estava plenamente desnudado em sua presença, não havia nada que ele não soubesse.
Nessa fase, a maioria de nós, LGBTQIA+ chega a conclusão que esse Deus da "igreja" não os ama e que é pecador e que não há reconciliação possível entre ser um não hétero e ser um "crente". Eu optei por outra forma, eu precisava saber se aquilo que eu era incomodava tanto a Deus que seria cortado do seu livro da vida. Então, eu quis me aprofundar na teologia, eu comecei a ler tudo que podia em matéria de teologia, abrindo o leque para ver todas as hipóteses, e por isso abandonei o primeiro caminho e comecei a trabalhar com o segundo caminho, o de que a doutrina da igreja estivesse equivocada.
Foi aí que minhas orações começaram a fazer sentido e Deus começou a me responder. E me respondia tão claramente, abria o entendimento me fazendo enxergar coisas que nunca tinha percebido ou entendido. Nisto, acabei fazendo, por conta própria, praticamente um curso de teologia com todas as disciplinas que se vê em um seminário, só que ao invés de estar preso a determinada doutrina, me abri para todas as possibilidades.
Todas as questões que antes me incomodavam me foram reveladas nas Escrituras e pelo Espírito Santo. Tudo que a doutrina batia em mim, encontrei uma resposta que não só me incomodava (a doutrinação cisheternormativa que sofremos numa igreja conservadora não está escrito de tão pesada) porque rompia com tudo que havia aprendido e absorvido na igreja desde a minha infância. E este momento de iluminação, me fez enxergar toda a hipocrisia, a má doutrina corrompida transvestida de espiritualidade e os conflitos que disso decorria.
Ao final, me permiti ser eu mesmo, mas sem perder a minha fé. Deus me amava, me aceitava como eu era. O que era, era na realidade indissociável, Deus havia me colocado no mundo exatamente como eu era, havia uma missão específica para mim. Minha cosmovisão finalmente havia se aberto para entender o Cristo e seu evangelho que antes falava, agora eu entendia e podia vivê-lo. Todo esse processo demorou mais de 1 década, da minha adolescência até minha juventude.
O passo mais difícil pra mim foi me desnormativar, retirar tudo que me foi imposto em matéria de doutrina e padrão de vida, sem que eu tivesse condição de fazer uma análise crítica durante o processo. Mesmo eu sabendo que ser gay não era um problema para Deus, de forma racional, meu emocional ainda estava todo vinculado à velha doutrina. Tive que vencer isto, para poder prosseguir.
Meu testemunho é a prova viva do que o Senhor fez em mim e por meio de mim. Eu não deixei de crer nele, ainda que as circunstâncias de confronto criadas pela e na "igreja" conservadora tenha colocado sobre mim. Um jugo que deu trabalho para tirar. Ele me resgatou do império das trevas no qual fui colocado pela própria comunidade dita cristã ao interpretar as Escrituras. Me fez enxergar como aquilo provinha do coração humano, ele não separa as pessoas, não existe diferença de gênero para ele, nem orientação sexual, nem identidade de gênero, nem diferença na cor da pele; para ele somos todos iguais. Tudo isso que esta "igreja" nos acusa tem padrões humanos (baseado nos preconceitos) e decaem, porque não provêm de Deus.
Hoje tenho a condição espiritual e intelectual de rebater qualquer conservador pelas Escrituras e fora dela. Porque esse é o legado e o motivo do Senhor ter trabalhado em mim. Permitir que pessoas como nós, LGBTQIA+, possamos ser reconciliados com ele, com seu evangelho puro, sem preconceitos. Estamos sendo mantidos a milhares de anos longe do evangelho, não por nós, mas por aqueles que se levantaram para nos barrar. O Espírito Santo tem levantado muitos de nós, para que a igreja seja recomposta em sua natureza primária e todos possamos ter de volta acesso ao evangelho que liberta nossas mentes da escravidão e nos faz livres em Cristo.
Não posso dizer de como está sua fé, mas posso falar da minha. Está inabalável! Me aceitando como eu sou, sendo aceito como tal pelo meu Senhor e Criador, sendo remido pelo sangue de Cristo, e salvo pela graça na certeza que seu Espírito Santo me dá todos os dias.
Espero, sinceramente, que você possa se abrir a enxergar isto que um dia enxerguei. O Espírito Santo está falando contigo através de mim hoje e se você quiser abrir o coração para que ele fale por meio de suas testemunhas nesta terra, estou aberto a conversar e tirar todas as dúvidas. Me procure no instagram: missao_mirfe e me mande uma DM ou no Facebook: missaomirfe. Não tem questão que você possa levantar que eu não esteja preparado de antemão ou que pela iluminação do Espírito não o seja dado na hora.
Deus abençoe a todos nós!
Messias R. Medeiros
Mirfe
Nenhum comentário:
Postar um comentário